Nota de Esclarecimento – JAÉ e o Transporte Municipal do Rio de Janeiro

Prezada comunidade escolar,

O Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR) vem, por meio desta, prestar esclarecimentos sobre o JAÉ, o novo sistema de bilhetagem digital que está sendo implantado nos ônibus municipais do Rio de Janeiro para substituir o Riocard.

IMPORTANTE: A data prevista para a implantação completa do JAÉ no município do Rio de Janeiro é 05/07/2025.

O que é o JAÉ?

O JAÉ é um sistema desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro para modernizar o controle do transporte público municipal, incluindo o benefício da gratuidade estudantil.

Como isso afeta nossos(as) estudantes?

Embora o CTUR esteja localizado no município de Seropédica, muitos de nossos(as) estudantes residem no Rio de Janeiro e utilizam os ônibus municipais cariocas para se deslocarem até a escola.

Contudo, o JAÉ não contempla estudantes de instituições situadas fora da cidade do Rio de Janeiro, como é o caso do CTUR. Essa limitação tem causado incertezas quanto à continuidade do acesso à gratuidade para esses alunos.

E quanto aos demais estudantes?

Estudantes que residem em outros municípios e utilizam ônibus intermunicipais não serão afetados por essa mudança, pois o JAÉ se aplica apenas ao transporte municipal do Rio de Janeiro.

O que o CTUR está fazendo?

  • Já realizamos diversos contatos com os canais do Riocard, JAÉ e secretarias municipais e estaduais de educação, buscando informações e soluções concretas.
  •  Até o momento, nenhuma orientação oficial foi repassada sobre como proceder em casos como o de nossos estudantes.
  •  Outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que também atendem estudantes do município do Rio e estão localizadas em cidades vizinhas vivem a mesma situação. Estamos em diálogo permanente com essas escolas e unidos nessa luta por uma solução justa e definitiva.
  • A Procuradoria Federal junto à UFRRJ será consultada para análise jurídica da situação e orientações legais cabíveis.
  • Também estamos buscando contato com meios de comunicação, a fim de dar visibilidade ao problema e sensibilizar autoridades e a sociedade.
  • O Grêmio Estudantil já foi informado e incentivado a se mobilizar para dar visibilidade à pauta, ampliando o alcance das reivindicações dos(as) estudantes.
  • Identificamos os estudantes do CTUR residentes no município do Rio de Janeiro.
  • Para compreender melhor o impacto da medida, será enviado um formulário online, que tem por objetivo levantar o número de estudantes que dependem diretamente do transporte municipal carioca para frequentar as aulas.

Seguiremos atentos aos desdobramentos, em busca de respostas, e comunicaremos prontamente nossa comunidade escolar assim que houver qualquer atualização oficial.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos(as). DAG/DAP/DAE/CTUR/UFRRJ


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel